top of page

Por Matheus Leisnoch – Sócio Fundador da BrainBridge

VOCÊ CONHECE A BRAINBRIDGE?

De onde vem esse nome, o que significa sua logo marca?
Qual seu significado simbólico?

       Em estudos de anatomia humana, um dos meus múltiplos interesses, me deparei com um nome um tanto peculiar, uma parte do nosso sistema nervoso, uma protuberância no tronco encefálico que eu nunca tinha ouvido falar: Brain Bridge, ou apenas Ponte em português. O que me chamou atenção é a sua localização: está na base de nossa cabeça, na fronteira com o tronco e membros (na escola aprendemos que o corpo humano é dividido entre cabeça, tronco e membros).


Bem, o que isto tem a ver com uma consultoria focada no desenvolvimento humano?

 

       Uma das nossas metodologias primordiais de ensino é o CAV (Ciclo de Aprendizagem Vivencial - David Kolb), que se concentra na aprendizagem experiencial. Embarquei na metáfora simbólica que, a cada interação, vivemos uma experiência com nosso corpo: por intermédio dos nervos periféricos a informação chega até a medula, passa pela Ponte (ops, a Brain Bridge) e chega ao nosso cérebro. Ali, esta informação é registrada, sentida e analisada criticamente, e conhecimento é agregado. Insights úteis são extraídos e podem ser aplicados na continuidade da experiência que está sendo vivida, passando novamente pela Ponte e chegando ao corpo que age, dá uma resposta aos estímulos iniciais, e assim um novo ciclo se inicia.


       Importante lembrar que esta é uma metáfora, uma licença poética, onde as questões anatômicas não são respeitadas plenamente, mas nos empoderam para realizar treinamentos onde a experiência, a vivência, a troca entre pessoas e o ambiente são parte relevante para o crescimento individual, grupal e social.


       Brain Bridge, a princípio são duas palavras, porém quando escritas juntas, se transformam na ponte que liga, que aproxima, que une. E, com dois B’s maiúsculos, ganham sonoridade, força, e viram um nome próprio, nossa marca, nossa identidade.


       Nossa logo possui vários arcos de circunferência com diferentes cores, que simbolizam pessoas (ou grupos, áreas, stakeholderes) em sua diversidade. Estão entrelaçados, interligados por um mesmo propósito. Porém estes arcos não se tocam, representando a sútil, mas poderosa conexão eletroquímica dos neurônios, assim como a sútil e poderosa conexão entre pessoas, grupos, áreas.

       A cada ação, workshop, programa de treinamento, o concreto e o subjetivo estão presentes norteando nossos objetivos, procurando contruir aprendizado de forma coletiva, por intermédio de experiências impactantes, viabilizando grandes resultados para nossos clientes.


Este é o nosso DNA, queremos conhecer o seu!

bottom of page