Saúde Mental
(Uso do método Mindfulness)
Por que se atentar a este tema?
O mundo cada vez mais agitado, onde mudanças acontecem quase diariamente, novidades surgem, com excesso de informações e demandas múltiplas, nossa saúde mental, e consequentemente a física, ficam comprometidas. Buscar momentos de pausa, de atenção a si mesmo, de observação atenta do outro e do ambiente em que estamos inseridos é cada vez mais necessário para não adoecermos e termos uma vida produtiva e com boas relações.
O que é?
Mindfulness - palavra traduzida como "Atenção Plena" ou "Consciência Plena". Foi trazida para os EUA por praticantes americanos de meditação que foram se desenvolver no oriente, em especial na Índia. Eles criaram um centro de meditação: o Insight Meditation Center. Posteriormente, a partir da percepção dos vários benefícios das suas práticas, Jon Kabat-Zinn (professor e médico da Universidade do Massachusetts),criou um protocolo de meditação para pessoas com dores crônicas e problemas de estresse, com o intuito de mitigar o sofrimento de seus pacientes. Com o resultado positivo, este procedimento e outras variações que foram surgindo do método, se espalhou pelos EUA e por todo o mundo, sendo utilizado em diferentes áreas, e objetivos.
O que não é?
-
Apesar do Mindfulness ter sua origem em práticas meditativas, principalmente budistas, ele foi recriado, ou seja, adaptado para o mundo ocidental de forma laica, isto é, sem conotação religiosa.
-
Não tem objetivo de atingir o êxtase, transe, ou algum estado místico.
-
Não é uma forma de relaxar, com o intuito de "desligar", de esquecer dos problemas.
Onde Fazer
Em função das características de ordem prática, que podem trazer benefícios a todos os momentos de nossa vida, pode ser praticado em qualquer ambiente, por poucos segundos, como prestando atenção em nossa respiração enquanto paramos em um semáforo, sentindo a temperatura da água enquanto lavamos a mão ou por um tempo maior, praticando em lugar específico, como uma sala de treinamento na empresa, junto à natureza, em centros de meditação... Todas oportunidades podem ser ricas e trazer muitos benefícios, além é claro, da melhoria da qualidade de vida.
Público alvo
As técnicas, em suas múltiplas versões, podem ser realizadas praticamente por qualquer pessoa, em qualquer faixa etária e ambiente (empresarial, educacional, institucional, esportivo). O Mindfulness é praticado por crianças em escolas, professores, doentes em hospitais, colaboradores de todos os níveis hierárquicos em empresas de diversos setores, familias, militares, artistas, equipes esportivas, em prisões.
Como fazer
São múltiplos exercícios, com diferentes tempos de duração, níveis de complexidade e objetivos almejados. Estes podem ser feitos individualmente, em duplas ou grupos. Podem ser conduzidos por facilitador graduado, em uma meditação guiada, ou orientado para que a realização ocorra em horário e ambiente escolhido pelo participante.
Benefícios
São muitos os benefícios, em diferentes dimensões, e dependendo do foco da ação. Seguem alguns ganhos:
-
Melhoria na esfera física
-
Pessoas com distúrbios alimentares, problemas de pressão alta.
-
Regulação do padrão de sono.
-
Melhoria da memória.
-
-
Benefícios mentais e psicológicos
-
Sair do piloto automático, ajudando a fazer melhores escolhas.
-
Em momentos críticos, ser menos impulsivo, reativo emocionalmente e mais assertivo.
-
Apoio a tratamentos de crianças hiperativas.
-
Redução do estresse, ajudando a controlar a ansiedade.
-
Melhoria da autoestima e autoaceitação.
-
Aumento da empatia e gratidão
-
-
Ganhos de ordem práticas
-
Ajuda a aprofundar questões e se engajar.
-
Melhoria nos relacionamentos.
-
Ganhos nos estudos, com aumento do foco, da concentração.
-
Aumento da Criatividade e foco.
-
Projetos personalizados:
Meditação e Segurança Psicológica
Pela diversidade de benefícios, ações podem ser formatadas para diversos perfis de públicos e quantidade de pessoas. Conheça alguns projetos possíveis (todos customizadas para as particularidades de cada time) :
- Meditação matinal on-line para colaboradores: duas vezes por semana, entre 20 a 40 minutos.
- Meditação para líderes: trabalhando a correlação dos benefícios diretos, com adaptação às necessidades do gestor.
- Programas de Meditação de 8 semanas - tamático: onde as práticas são associadas a temas comportamentais, como melhoria da comunicação, desenvolvimento da inteligência emocional e relacionamento em equipe.
- Práticas curtas: projeto que permeia encontros de times, costura reuniões estratégicas, convenções etc.